O interesse do público em relação a segurança alimentar tem aumentando consideravelmente devido ao aumento do número de doenças transmitidas por alimentos contaminados causadores de diversas patologias. Sendo assim, a aplicação das Boas Práticas de Fabricação (BPF), transporte e comercialização pelos fabricantes de alimentos são muito importantes.
Ensaios para controle de qualidade dos alimentos, através da identificação da presença ou quantificação de elementos benéficos ou nocivos para a saúde, como preparação da rotulagem nutricional, quantificação de vitaminas, proteínas, carboidratos, fibras alimentares, minerais, além da verificação de quantidades de colesterol, gorduras, metais pesados, entre outros.
Ensaios para controle sanitário das amostras, onde é possível identificar diversos microorganismos que podem ser muito prejudiciais à saúde, que podem estar presentes ou contaminar as amostras, se forem encontrados nas superfícies onde os alimentos são manipulados.
Ensaios para identificação de composição de alimentos (histologia), que permite o controle de fraudes na composição de alimentos e também a identificação da presença de matérias estranhas (sujidades), que podem ser visíveis ou não a olho nu, mas talvez ofereçam riscos à saúde.