Indústria alimentícia 5 benefícios da análise de alimentos

Indústria alimentícia 5 benefícios da análise de alimentos

No Brasil, a indústria alimentícia abrange uma ampla variedade de produtos, dentre eles: carne, leite, frutas, legumes, cereais, bebidas (como cerveja e refrigerantes). Por essas características, ela integra obrigatoriamente a vida de todos nós. Em consequência disso, constata-se o tamanho de sua importância e a relevância do seu monitoramento e controle de qualidade da Indústria e para a saúde pública.

Leia Mais

Laboratório de análise de alimentos: Saiba por que contratar

A indústria alimentícia é um dos principais ramos de atividade econômica do Brasil. Por isso, é fundamental que as empresas do setor fiquem atentas e realizem análise de alimentos para garantir a saúde do consumidor e a qualidade dos produtos comercializados.

Para isso, é necessário um trabalho especializado. Realizado por empresas altamente preparadas e equipadas, com mão de obra técnica e profissional. Essas empresas são os laboratórios de análises de alimentos.

Leia Mais

Cronobacter sakazakii: O que é e quais os principais riscos

O Cronobacter é um bacilo Gram negativo pertencente à família Enterobacteriaceae, antes conhecido como o Enterobacter cloacae. No ano de 1980, após estudos aprofundados das cepas de E. sakazakii, a bactéria foi reclassificada dentro da família Enterobacteriaceae, como um novo gênero: o Cronobacter spp.

Estudos mais atuais apontam que a bactéria apresenta sete espécies: sakazakii, malonaticus, dublinensis, turicensis, muytjensii, universalis e condimenti.

Leia Mais

Microscopia de alimentos: Descubra o seu impacto

Como já vimos aqui no Blog no nosso artigo sobre a Resolução de Diretoria Colegiada nº 623, os alimentos comercializados possuem um limite máximo de tolerância de impurezas. Para que essas substâncias sejam devidamente identificadas e quantificadas, existe a Análise Microscópica de alimentos.

O limite de tolerância de matérias estranhas; incluindo fragmentos de insetos e pelos de roedores, por exemplo, é determinado de acordo com critérios estabelecidos pela legislação para cada grupo alimentar. Na Indústria Alimentícia, a análise microscópica é indispensável para o cumprimento da RDC 623, que trata sobre a aplicação das Boas Práticas de Fabricação. E se aplica a qualquer estabelecimento que produza, manipule, armazene ou transporte alimentos.

Leia Mais

Análise Físico-Química. Tudo que você precisa saber.

Sabemos que a análise de alimentos é procedimento indispensável aos fabricantes e produtores que compõem a Indústria de Alimentos. Dentre essas análises, destaca-se a Análise Físico-Química – uma categoria de técnicas laboratoriais que serve para avaliar, como o próprio nome sugere, as características físicas e químicas das substâncias.

Com essas análises, é possível entender e conhecer mais a fundo a composição, a estrutura molecular e as interações dos alimentos.

Leia Mais
Segurança de alimentos - análise de alimentos

O que é segurança de alimentos?

A segurança dos alimentos é de responsabilidade de todos que integram a cadeia produtiva de alimentos, sejam produtores agrícolas, comerciantes ou consumidores, fornecedores e transportadores.

Qualquer incidente adverso na cadeia de suprimento de alimentos pode resultar em efeitos negativos globais nas áreas da saúde pública, no comércio e na economia. Alimentos inócuos são fundamentais para promoção da saúde, prosperidade econômica e erradicação da fome no mundo.

Leia Mais

Fraude em alimentos: O que é e como evitá-la

Você conhece os alimentos que leva para a mesa da sua casa? Será que os produtos que você e sua família consomem oferecem realmente o que a embalagem ou propaganda diz que eles oferecem?

A verdade é que em muitos casos, infelizmente, o consumidor é vítima da fraude em alimentos, também chamada Fraude Alimentar. Para saber mais sobre esse crime e como não cair nele, siga lendo o nosso artigo…

Leia Mais