A tabela nutricional é uma forma de comunicação entre a empresa e o consumidor. São informações passadas de maneira simples, seguindo leis e regras que facilitam o entendimento e a legibilidade dos dados.
Tem como objetivo fazer com que a pessoa que está consumindo o produto obtenha informações relevantes sobre o alimento e o que ele oferece em sua composição.
Continue lendo e saiba mais sobre as tabelas nutricionais.
O QUE É TABELA NUTRICIONAL?
A tabela nutricional é uma ferramenta que ajuda a conhecer um pouco mais sobre os alimentos que consumimos. Trata-se de um conjunto de dados sobre a composição do produto, onde é informada a quantidade dos nutrientes que ele contém.
Por isso, a tabela nutricional é indispensável na rotulagem dos alimentos e é apresentada normalmente no verso das embalagens.
COMO ENTENDER A TABELA NUTRICIONAL?
No topo de toda tabela é indicado a porção do alimento para a qual os valores são atribuídos. A porção pode se referir a quantidade total do alimento; ou apenas a uma parte dele. Por exemplo, fatias de pães ou colheres/doses de alimentos em pó.
Após informações sobre porção e quantidade, seguem dados sobre os nutrientes e as quantidades em gramas (g) ou miligramas (mg). Vale se atentar às substâncias como sódio, sacarose e gorduras saturadas – pois são nutrientes que devem ser evitados ou consumidos em baixas quantidades.
A coluna de VD corresponde ao percentual diário de cada nutriente recomendado para ingestão diária de um adulto saudável. Abaixo da tabela, está localizada a lista de ingredientes usados no preparo do alimento, para alérgicos e intolerantes essas informações são essenciais para o consumo seguro do produto.
QUEM DEVE FAZER A TABELA NUTRICIONAL?
Os profissionais mais capacitados para realizar o serviço de elaboração da Tabela Nutricional são os graduados em Nutrição ou empresas Júnior em Nutrição.
Isso porque ambos possuem formação específica para tal atividade, estando aptos para prestarem orientação de forma clara; além de sugerir modificações que podem resultar num produto mais nutritivo. Garantindo assim, que o alimento contenha os devidos valores nutricionais; dentro dos padrões de segurança; e não apresente nenhum tipo de risco à saúde do consumidor.
Porém, de acordo com a lei nº 8234/1991, todos podem se habilitar para oferecer esse tipo de serviço – sem a necessidade de ser graduado em Nutrição.
QUAIS INFORMAÇÕES DEVEM CONTER NA TABELA?
As tabelas nutricionais devem conter dados sobre os nutrientes e os valores energéticos do alimento: Carboidratos; Proteínas; Gorduras Totais; Gorduras Saturadas; Gorduras Trans; Fibra Alimentar; Sódio.
Cada um desses elementos deve estar discriminado em porção (grama ou mililitro), medida caseira (copo, colher de sopa, fatias, unidades e outros) e percentual de valores diários (%VD).
QUAL SEU IMPACTO NA SAÚDE PÚBLICA?
A Tabela Nutricional garante a segurança alimentar e protege a saúde da população. Além disso, informa o consumidor sobre as propriedades nutricionais dos alimentos, ajudando-o nas escolhas conscientes dos produtos.
Outra função das tabelas Nutricionais é evitar problemas com políticas públicas, promovendo a circulação dos alimentos e assim, aumentando o número de vendas.
RELAÇÃO COM A NORMA RDC 429/2020
Recentemente, a Resolução de Diretoria Colegiada – RDC nº 429 da Anvisa foi atualizada com a inclusão da Instrução Normativa nº 75 (publicadas em outubro de 2020). No geral, as últimas alterações na legislação têm como objetivo melhorar a clareza e legibilidade dos rótulos dos alimentos.
Para confira também o nosso Artigo sobre Rotulagem Nutricional e as Regras para Embalagens. Clique Aqui.