Indústria alimentícia 5 benefícios da análise de alimentos

Indústria alimentícia 5 benefícios da análise de alimentos

No Brasil, a indústria alimentícia abrange uma ampla variedade de produtos, dentre eles: carne, leite, frutas, legumes, cereais, bebidas (como cerveja e refrigerantes). Por essas características, ela integra obrigatoriamente a vida de todos nós. Em consequência disso, constata-se o tamanho de sua importância e a relevância do seu monitoramento e controle de qualidade da Indústria e para a saúde pública.

O QUE É A INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA?

A Indústria Alimentícia compreende todas as empresas envolvidas na transformação de matérias-primas alimentares, assim como embalagens e a distribuição desses produtos.

E com a elevada expansão do setor alimentício no Brasil – o segmento de alimentos e bebidas é o maior do país, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), de 2020 –, a indústria de alimentos exerce importante protagonismo no cenário econômico brasileiro.

Ainda segundo os dados do período, o setor representa mais de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro; e é responsável por gerar mais de 1,6mi de empregos formais e diretos em todo o território nacional.

ANÁLISE DE ALIMENTOS E A INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA

Podemos afirmar que análise de alimentos e a indústria alimentícia são homogêneas e totalmente dependentes. Da execução ideal de uma, depende o sucesso e a conformidade da outra.

Sabe ainda que a análise de alimentos serve para que o produtor ou fabricante obtenha informações importantes sobre o produto a ser comercializado. Esse trabalho reflete diretamente nos resultados obtidos pela Indústria Alimentícia, uma vez que as informações obtidas nesses estudos determinam se o alimento possui as características necessárias para o consumo humano.

E isso é válido tanto para a matéria-prima utilizada na produção, quanto para o produto acabado.

SEGURANÇA ALIMENTAR E A INDÚSTRIA DE ALIMENTOS

Atualmente, onde as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a qualidade dos alimentos que ingerem e, igualmente cada vez mais bem informadas sobre a qualidade dos produtos e atentas aos seus direitos, a segurança alimentar tornou-se imprescindível. Principalmente para as empresas que atuam no ramo da indústria de alimentos.

Com isso, para se manterem competitivas no mercado, essas empresas precisam operar com o máximo de transparência e intensificar o cuidado com a própria imagem. Para tal, o trabalho de análise de alimentos é imprescindível. Afim de garantir o controle de qualidade dos produtos e a fidelidade dos clientes. Pois qualquer denúncia de contaminação ou constatação de falha no processo de produção do alimento, pode acarretar em uma irreversível crise de reputação da marca.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA ANÁLISE DE ALIMENTOS?

A função da análise de alimentos vai além do controle de qualidade. Ela é fundamental para proteger a saúde dos consumidores, diminuindo as chances de contaminação do alimento, evitando consequentes riscos à saúde. Além disso, as análises de alimentos contribuem para que a indústria alimentícia desenvolva produtos mais saudáveis e sustentáveis.

SEGURANÇA DE ALIMENTOS

Com a função de assegurar alimentos básicos e de qualidade a todos, a segurança de alimentos tem como intuito garantir que o produto alimentício seja seguro para o consumo.

Sendo assim, que não contenha nenhum agente contaminante que possa causar danos à saúde do consumidor, incluindo contaminantes químicos (resíduos de agrotóxicos, metais pesados, produtos de limpeza); biológicos (microrganismos patogênicos); e físicos (pedaços de pedras, insetos, e materiais similares).

CONTROLE DE QUALIDADE DE ALIMENTOS

O Controle de Qualidade de Alimentos é a área responsável pela implementação de medidas de controle e mensuração da qualidade dos serviços e produtos da indústria alimentícia, assegurando e certificando que esta cumpre todas as exigências e necessidades do mercado.

Esse controle de qualidade é baseado num sistema adotado pelas empresas avaliando se os procedimentos adotados estão de acordo com as especificações técnicas. Dentre os resultados obtidos, torna o processo de produção unificado, uma vez que confere a ele um padrão e requisitos a serem seguidos.

REGULAÇÕES GOVERNAMENTAIS NA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA

No Brasil, o controle dos alimentos contempla uma série de ações que buscam garantir a promoção da alimentação adequada e saudável e a proteção à saúde da população.

Para que esse monitoramento seja realizado dos pontos de vista sanitário, biológico, tecnológico e nutricional, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – órgão responsável por esse controle no país – elabora e se baseia em suas próprias regulamentações.

São as Resoluções da Diretoria Colegiada, conhecidas pela sigla RDC. Trata-se de uma regulamentação técnica proposta pela Anvisa. As RDCs servem para estabelecer processos regulatórios, práticas e padrões de qualidade para produtos e serviços sob regulamentação da Agência.

TABELA NUTRICIONAL

A tabela nutricional é um conjunto de informações sobre a composição do alimento, a quantidade de nutrientes que ele fornece. Tem a função de orientar o consumidor na escolha adequada dos alimentos, garantindo segurança alimentar e proteção à saúde dos consumidores, uma vez que possibilita o conhecimento sobre as propriedades nutricionais dos alimentos. Além disso, a tabela nutricional promove credibilidade, confiança e seriedade do produto em relação aos clientes.

EMBALAGEM DE ALIMENTOS NA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA

As embalagens alimentares são ferramentas importantes no que se refere à segurança alimentar do consumidor. Elas estão diretamente ligadas à durabilidade dos produtos, devido ao seu papel de proteção e conservação do alimento. Elaboradas e produzidas de forma adequada, as embalagens de alimentos devem evitar a contaminação do produto por microrganismos, insetos, animais, metais, mantendo sua integridade.

POR QUE CONTRATAR UM LABORATÓRIO DE ANÁLISE DE ALIMENTOS?

Os laboratórios de análise de alimentos são responsáveis por garantir a qualidade e segurança dos alimentos. São empresas especializadas em realizar diversos tipos de testes em amostras, incluindo a verificação do teor de nutrientes até a análise microbiológica. Além do controle de qualidade, investir no trabalho de um laboratório de análise de alimentos, garante credibilidade e idoneidade da empresa perante o mercado e seus clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *