O QUE É?
Na indústria de alimentos, o controle de qualidade é fundamental para garantir a imagem e a credibilidade de uma empresa no mercado em que atua. Esse monitoramento baseia-se num método para certificar que a qualidade do produto atende as especificações técnicas e legislativas exigidas.
O controle de qualidade em alimentos tem o principal intuito de preservar o bem-estar e a saúde dos consumidores e clientes, como também das pessoas que lidam operacionalmente com os produtos.
COMO REALIZAR O CONTROLE DE QUALIDADE?
Isso tudo está diretamente ligado às Boas Práticas de Fabricação, que se aplicam nos processos de produção, armazenagem, transporte e até comercialização de diferentes gêneros de consumo.
O primeiro passo para ter um controle de qualidade ativo na indústria de alimentos é o planejamento. Através dele, é implantado um programa adequado, que atenda às especificidades exigidas pelo segmento em que o produto se enquadra.
Para implementar um controle de qualidade eficaz é necessário planejamento. A adoção de um programa que atenda as especificidades, de acordo com a categoria, atributos e etapas de produção. Isso facilita a organização dos processos, padronizando e identificando as necessidades e prioridades em cada fase.
A IMPORTÂNCIA PARA A INDÚSTRIA DE ALIMENTOS
Para que os alimentos possam ser devidamente comercializados, é obrigatório que ele passe por todas as normas determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em sua fase de produção.
O órgão é o responsável por estabelecer os critérios que deverão ser adotados no controle de qualidade, definindo os processos indispensáveis para que os produtos possam ser manipulados, preparados e armazenados de forma segura e sem abrir mão da higiene adequada, desde a sua produção até chegarem ao consumidor final.
Ao obedecer a essas regulamentações, a produção torna-se mais segura e confiável, além disso, um controle de qualidade efetivo resulta em uma relação de credibilidade entre consumidor e marca, promovendo a consolidação do fabricante no mercado.
RESPONSÁVEL PELO CONTROLE DE QUALIDADE
Para um trabalho assertivo e confiável, é imprescindível que a empresa conte com o apoio de um profissional responsável e conhecedor das normas e dos padrões higiênicos e sanitários referentes ao setor alimentício.
O CONSUMIDOR TAMBÉM É IMPORTANTE PARA A QUALIDADE E SEGURANÇA
O controle de qualidade é feito para o consumidor e também pelo consumidor. Isso porque o cliente (que faz uso do alimento no dia a dia) é peça fundamental na validação do produto. Sendo assim, o consumidor é o real termômetro de aceitação e avaliação do alimento.
O conjunto de procedimentos adotados para garantir a segurança do material produzido visa a zelar pela saúde do cliente final, ao mesmo tempo em que esse, deve usar as ferramentas que lhe cabe para informar e até denunciar o fabricante caso identifique algum problema ou avaria.
CONCLUSÃO
Contudo, o fabricante de alimento que produz com base nas legislações, tem muito mais chances de promover melhores resultados, tanto para seus clientes, como para a própria empresa.
Ao investir no controle de qualidade, a indústria realiza a tarefa de acompanhar a produção, evitar eventuais desperdícios e prejuízos; e inclusive fiscalizar seus resultados.
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