A embalagem de alimentos tem fundamental importância na indústria alimentícia, no que se refere à atendimento de normas e garantia de qualidade do produto. Assim como o conteúdo as embalagens de alimentos também devem seguir normas de propriedades e segurança de acordo com a categoria do alimento que contém.
Para saber mais sobre embalagens de alimentos, continue lendo este artigo…
O QUE É EMBALAGEM DE ALIMENTOS NA INDÚSTRIA?
Na indústria alimentícia, a embalagem é o recipiente utilizado para a garantir a conservação do alimento durante o transporte, o manuseio e o período de armazenamento.
PRINCIPAIS OBJETIVOS NAS EMBALAGENS DE ALIMENTOS
As embalagens de alimentos têm como finalidade conter, proteger, informar e conservar o produto contido em seu interior até chegar ao consumidor final. Elas são responsáveis pela apresentação do alimento; além disso, precisam apresentar as características necessárias para que o alimento permaneça longe de contaminações e devidamente protegidos contra adversidades e fenômenos climáticos que reduzem a sua vida útil.
As características e propriedades da embalagem são responsáveis por impedir a deterioração microbiana, a infestação por insetos e roedores, e as propriedades de barreira pela qualidade sensorial do alimento.
O QUE O FABRICANTE TEM QUE OBSERVAR NA EMBALAGEM?
Para chegar ao modelo ideal de embalagens para alimentos, é preciso levar em consideração os aspectos do produto e tudo que o cerca. Isso inclui o conteúdo a ser embalado (tipo de alimento), sua destinação, dimensões e funcionalidades.
Cada tipo de alimento exige uma necessidade no tocante à armazenagem, conservação e transporte. Por isso, diversos modelos e materiais são utilizados e estão disponíveis no mercado de embalagens.
Atualmente, as principais estruturas de embalagens são vidro, metal, filmes flexíveis – polietileno tereftalato (PET); polietileno de alta densidade (PEAD); cloreto de polivinila (PVC) – e as chamadas embalagens ativas, que promovem a interação entre a embalagem e o produto conforme mudança do ambiente.
CONHEÇA AS NOVAS REGRAS DA ROTULAGEM NUTRICIONAL
Em 2022, novas regras para rotulagem de alimentos entraram em vigor no país. Dentre as principais mudanças exigidas está a adoção da rotulagem nutricional frontal (na frente da embalagem), com o objetivo de informar o consumidor, de forma clara e simples, sobre o alto conteúdo de nutrientes de relevância para a saúde.
QUAL A IMPORTÂNCIA DA ANVISA PARA A EMBALAGEM DE ALIMENTOS?
A atual legislação brasileira estabelece portarias e resoluções para cada tipo de material de embalagem, derivadas das Resoluções do MERCOSUL, aplicadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) – órgão que estabelece quais as informações devem constar nos rótulos dos alimentos, com o intuito de garantir a qualidade do produto e a saúde da população.
CONCLUSÃO
As embalagens dos alimentos são tão importantes quando os próprios produtos nelas contidos. Elas possuem função exclusiva dentro da cadeia produtiva da indústria alimentícia, pois delas dependem a manutenção das propriedades dos alimentos e a qualidade com a qual os mesmos chegarão até o consumidor.
Entenda mais sobre a importância do controle de qualidade de alimentos para a indústria lendo nosso outro artigo.