Análise Físico-Química. Tudo que você precisa saber.

Sabemos que a análise de alimentos é procedimento indispensável aos fabricantes e produtores que compõem a Indústria de Alimentos. Dentre essas análises, destaca-se a Análise Físico-Química – uma categoria de técnicas laboratoriais que serve para avaliar, como o próprio nome sugere, as características físicas e químicas das substâncias.

Com essas análises, é possível entender e conhecer mais a fundo a composição, a estrutura molecular e as interações dos alimentos.

O que é análise físico-química?

Esse tipo de análise consiste num conjunto de ensaios, normalmente são realizados por laboratórios especializados em análises químicas, que avaliam amostras de materiais e produtos; e servem para verificar as propriedades e características físicas e químicas dos produtos.

Para que serve a análise físico-química?

As análises físico-químicas garantem que o produto que está sendo oferecido ao consumidor esteja de acordo e seguindo os padrões legais exigidos, evitando fraudes e adulterações nas características do alimento em questão.

Com o intuito principal de determinar, quantificar e qualificar propriedades e características físicas e químicas do produto, a análise Físico-Química permite conhecer a composição da matéria-prima e do produto acabado – proporcionando segurança para o consumo do alimento e, por muitas vezes, servindo de ponto de partida para o desenvolvimento de novos produtos e padrões de qualidade.

Como funciona a análise?

Nas análises físico-químicas, a coleta de amostras deve estar de acordo com os níveis de especificidade do alimento. Por exemplo, produtos como líquidos e cárneos, passam por métodos diferentes dentro da mesma análise físico-química.

A especifidade do produto determina o procedimento a ser adotado, desde a forma de coleta (congelada ou embalada, por exemplo). Inclusive, a análise deve ser realizada logo após a coleta, afim de evitar algum comprometimento do material coletado.

As análises físico-químicas podem ser: de verificação de contaminantes, de composição química, de análise da textura, de nível de viscosidade, de presença ou quantidade de agrotóxicos, de umidade, de valores energéticos, de vitaminas e de minerais.

Qual a importância da análise físico-química nos alimentos?

Além de avaliar a composição do alimento em suas propriedades físicas e químicas, garantindo qualidade do produto e segurança ao consumidor, as análises físico-químicas também se estendem para ambientes como restaurantes e lanchonetes.

A partir da identificação de potenciais agentes contaminantes no alimento, é possível sabermos também sobre a vida útil do alimento. Além disso, os testes realizados na análise físico-química permitem identificar os nutrientes presentes nos alimentos e, dessa forma, ajudar na elaboração de uma tabela nutricional. A partir daí, saber se há ou não a garantia da qualidade do produto e a certificação de que ele está de acordo com a sua proposta – reforçando assim, a credibilidade da marca no mercado.

Fábricas e produtores que seguem as normas de análises garantem consequentemente a qualidade do alimento e uma boa comercialização.

Conclusão

As análises físico-químicas são ferramentas importantes para o controle de qualidade dos alimentos.

Para a obediência das leis que regem e monitoram a indústria de alimentos e o devido enquadramento nas legislações vigentes, se faz necessária uma padronização dos processos e dos produtos. E as análises são grandes aliadas para isso.

Além de resultarem em grandes benefícios para o consumidor e para a indústria, trazendo segurança e credibilidade.

Clique aqui para entender mais sobre a importância do controle de qualidade de alimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *