Sabia que ao sentar-se à mesa para saborear uma refeição você está diante de um verdadeiro trabalho bem sucedido? Isso porque antes de chegar ao seu prato, todos os alimentos passaram por um ciclo de transformações. Tudo isso graças à Indústria de Alimentos.
Quer entender melhor? Continue lendo…
[O QUE É?]
A indústria alimentícia é um ramo composto por uma série de atividades que englobam as fases de processamento, armazenamento, transporte e comercialização de ingredientes e produtos alimentares.
Portanto, a indústria de alimentos desempenha papel fundamental na sociedade e na sua vida, permitindo que tenhamos um suprimento constante de alimentos no nosso dia a dia.
[ÓRGÃOS FISCALIZADORES]
Além das normas que geralmente as empresas seguem, a indústria de alimentos precisa garantir a qualidade dos produtos. Para isso, se faz necessário o trabalho de controle de qualidade das empresas.
E para monitorar e fiscalizar a obediência das empresas em relação às legislações, órgãos como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atuam no controle e regulamentação dos alimentos. Sendo o MAPA responsável por alimentos de origem animal e bebidas; e Anvisa responsável pelos alimentos processados e aditivos alimentares.
[COMO FUNCIONA A INDÚSTRIA DE ALIMENTOS?]
Formada por produtores rurais, distribuidores e comércio, a indústria de alimentos realiza todas as fases da cadeia alimentar. É a ferramenta responsável por transformar matérias-primas de origem animal e vegetal em alimentos que abastecem os mercados para o consumo direto das pessoas.
Além dos alimentos que chegam ao consumidor final, a indústria de alimentos se abastece de insumos, produtos e materiais para produção.
[A IMPORTÂNCIA DA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS]
A indústria alimentícia tem papel essencial em nossas vidas. É através dela – e por causa dela, em todas as suas fases – que temos os alimentos disponíveis nos mercados para nosso consumo e, consequentemente, em nossas mesas.
A indústria de alimentos amplia as possibilidades de consumo, atuando desde a conservação dos alimentos até a transformação e a criação de novos produtos.
[AS BOAS PRÁTICAS DE UMA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS]
Para garantir a qualidade higiênico-sanitária e a conformidade dos alimentos com a Legislação Sanitária, existem as chamadas Boas Práticas de Fabricação (BPS). São legislações aplicáveis a todos os tipos de alimentos, instituídas pela Anvisa através de um conjunto de procedimentos que devem ser adotados pelos estabelecimentos que produzem, manipulam ou comercializam alimentos.
[CONCLUSÃO]
Responsável por produzir milhões de toneladas de comida por ano, gerando milhões de empregos e movimentando aproximadamente 10% do PIB do nosso país, a indústria de alimentos é de extrema importância para as nossas vidas.
Além da produção dos alimentos com a devida certificação de qualidade e segurança, essa cadeia de procedimentos faz com que esses produtos cheguem aos mercados e consequentemente às nossas mesas, garantindo o nosso sustento.
Confira no link a seguir nosso artigo sobre Análise de Alimentos e Sua Importância para a Indústria.