Para que o alimento processado chegue à nossa mesa, uma série de procedimentos o habilitou para que ele pudesse chegar até ali. A todas as etapas desses processos de investigação do produto, damos o nome de Análise de Alimentos. Esse trabalho de apuração, meticuloso e especializado, exige alta responsabilidade e gabarito, por isso, devido ao seu alto grau de importância, é indicado que seja realizado por empresas (laboratórios) devidamente especializadas.
O QUE É ANALISE DE ALIMENTOS?
Análise de alimentos é um conjunto de medidas adotadas para estudar e determinar a natureza e garantir a qualidade e salubridade do produto que está sendo comercializado.
Esse tipo de exame traz inúmeras informações sobre as características que compreendem os alimentos. Desde a sua composição e matérias-primas, passando pelos valores nutricionais, até chegar às propriedades físico-químicas e, principalmente, a análise da sua segurança.
A qualidade e a segurança dos alimentos é um tema extremamente importante e complexo. Por estar diretamente relacionado à saúde pública, envolve interesses e chama a atenção de diversos segmentos. Não apenas dos consumidores, como também dos governos, fabricantes, fornecedores, laboratórios de análises e, logicamente, investidores e atuantes no mercado da indústria alimentícia.
PARA QUE SERVE ANÁLISE DE ALIMENTOS?
Cada vez mais, a análise de alimentos torna-se essencial para a vida e a reputação das indústrias do ramo alimentício, uma vez que os órgãos de saúde estão cada vez mais exigentes com os fabricantes de alimentos, com o intuito de elevar a qualidade dos produtos.
Tudo isso, com o objetivo de garantir alimentos saudáveis para os consumidores.
A IMPORTÂNCIA DAS ANÁLISES LABORATORIAIS
Garantir a qualidade dos alimentos! Esse é o principal intuito das análises laboratoriais na indústria alimentícia.
Esse tipo de análise serve também para determinar a padronização dos processos e procedimentos aos quais os produtos devem passar em sua fase de produção e nas demais etapas.
As avaliações e resultados das análises laboratoriais nos alimentos identificam os possíveis riscos durante a produção, embalagem e transporte dos produtos. Através da análise de alimentos feita em laboratório, é possível controlar as variáveis e tornar mais eficazes as máquinas e equipamentos utilizados na indústria, resultando no aumento da qualidade do produto final.
SEGURANÇA ALIMENTAR
Com origem da expressão em inglês “food safety”, a Segurança de Alimentos foi definida por um programa em conjunto entre a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), como sendo o alimento que não oferece danos à saúde ao ser ingerido.
A Segurança de Alimentos consiste em um conjunto de medidas que visam a controlar a entrada de qualquer agente que possa apresentar algum risco à saúde do consumidor. Essas medidas só podem ser aplicadas quando se há o controle sobre todas as etapas da cadeia produtiva, abrangendo desde a colheita das matérias primas (no campo).
APLICAÇÕES DAS ANÁLISES DE ALIMENTOS
A análise de alimentos é essencial para verificar as características físicas, químicas, biológicas e toxicológicas de amostras dos produtos que são produzidos. Sendo assim, dentre as áreas de aplicação da análise de alimentos estão: a indústria, os institutos de pesquisa e os órgãos governamentais.
Isso se justifica na medida em que a indústria de alimentos investe e se preocupa com a qualidade do produto comercializado; os centros de pesquisa investem em novas metodologias; e por fim, os governos, que fiscalizam e atuam no controle de qualidade e na padronização de novos produtos.
AS BOAS PRÁTICAS DA FABRICAÇÃO
Para garantir que somente alimentos seguros sejam comercializados, é essencial que sejam implantados programas que gerenciem a qualidade e a segurança de alimentos. Para isso, as empresas do setor alimentício que fabricam ou comercializam alimentos, devem elaborar seu próprio Manual de Boas Práticas de Fabricação (MBPF).
Trata-se de um documento único e personificado de cada empresa, exigido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para garantir a segurança, a qualidade e a higiene da indústria. O MBPF ajuda a evitar e a reduzir desperdícios, erros operacionais e chances de contaminação dos produtos da empresa ou estabelecimento.
CONCLUSÃO
É fato que a análise dos alimentos está integralmente inserida em um contexto de saúde pública. Contudo, conclui-se que a análise de alimentos surge para a indústria como um grande diferencial e vantagem competitiva para o negócio. Afinal, realizá-lo transmite confiança para o mercado. Além disso, pelo fato de apontar informações relevantes em relação à qualidade do produto fabricado, proporciona a garantia de segurança para a saúde dos clientes.
Por conta disso, os fabricantes de alimentos devem seguir as normas federais a fim de evitar possíveis problemas que possam colocar em risco não apenas a saúde de seus consumidores, mas também a credibilidade de suas marcas. Para isso, eles podem e devem contar com os serviços de laboratórios devidamente especializados em análises de alimentos, que possuam análises acreditadas pelos principais órgãos regulamentadores do país.
Leia nosso artigo sobre a importância do controle de qualidade de alimentos para a indústria.