MICROBIOLOGIA EM COSMÉTICOS

Microbiologia em Cosméticos

O QUE É A ANÁLISE MICROBIOLÓGICA?

Os resultados das análises microbiológicas em cosméticos são capazes de identificar contaminações nos produtos, incluindo quais microrganismos estão envolvidos e as quantidades.

No geral, a análise de microbiológica é baseada no estudo de microrganismos, como bactérias, vírus, protozoários, fungos e tudo que compõe um organismo.

ANÁLISE DE MICROBIOLOGIA EM COSMÉTICOS

A análise microbiológica pode ser feita em diferentes momentos após a fabricação do produto. Essa avaliação garante a qualidade e segurança microbiológica durante a vida útil determinada.

As análises são importantes para assegurar que o consumidor não sofra reações causadas pelo cosmético devido à presença de microrganismos.

A análise microbiológica em cosméticos não só inclui a determinação da carga microbiana viva mas também a constatação de que não há a presença de microrganismos patogênicos considerados de risco para o usuário.

FORMAS DE CONTAMINAÇÃO EM COSMÉTICOS

Evitar o crescimento de microrganismos em cosméticos impede diversos problemas, tanto para o consumidor, quanto para o fabricante do produto.

A contaminação microbiológica em um cosmético pode ser acontecer de diversas formas. Durante o processo de produção ou mesmo durante o uso pelo consumidor.

No ambiente de fabricação, por exemplo, os microrganismos podem contaminar o produto através do ar, da água e matéria-prima utilizadas, de embalagens e equipamentos, ou de contatos de insetos, dentre outras maneiras.

Após a produção, o cosmético corre risco de contaminação através da manipulação e uso do próprio consumidor. Armazenando em condições inadequadas que alteram as propriedades do produto.

EFEITOS DE UM COSMÉTICO CONTAMINADO

A utilização de cosméticos contaminados por microrganismos pode gerar alergias e irritações. Por isso, manter a qualidade microbiológica do cosmético, ajuda a garantir a segurança do consumidor.

No produto, a contaminação por microrganismos patogênicos pode causar a deterioração e mudanças nas características físicas que alteram sua aparência, além de mudanças químicas, que causam alterações nos ativos do cosmético.

O QUE DIZ A LEI SOBRE MICROBIOLOGIA EM COSMÉTICOS

O Ministério da Saúde possui parâmetros que devem ser seguidos para que o cosmético possa ser vendido.

A indústria de cosméticos tem uma extensa legislação que abrange toda cadeia produtiva. De acordo com a RDC 48/13, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), também conhecida como a Lei das Boas Práticas de Fabricação e a Análise Microbiológica em Cosméticos, “os produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes devem ser seguros nas condições normais ou previsíveis de uso”.

Para garantir a qualidade dos produtos, a Anvisa publicou também a RDC 481/99, que estabelece os parâmetros para o controle microbiológico de produtos cosméticos. Segundo a RDC 481/99, nenhum cosmético pode conter qualquer contagem de Coliformes, Staphylococcus aureus ou Pseudomonas aeruginosa.

Apesar de não fornecer limites obrigatórios para microrganismos, as orientações recomendam uma contagem não superior a 10² UFC/g para produtos de uso infantil, e que tenham contatos com mucosas; e 10³ UFC/g para todos os outros.

POR QUE FAZER UMA ANÁLISE DE MICROBIOLOGIA EM COSMÉTICOS?

A análise microbiológica tem como finalidade identificar e determinar o número de microrganismos patogênicos, conferindo se o produto encontra-se dentro dos parâmetros estabelecidos pela ANVISA.

Os resultados das análises são comparados com os limites de aceitabilidade assegurando a qualidade do produto de acordo com as exigências.

CONCLUSÃO

A realização da análise microbiológica nos cosméticos pode evitar a contaminação e garantir a manutenção da qualidade da mercadoria.

As análises asseguram a confiabilidade do produto e a sua segurança para a saúde, além disso, identificam a ausência de microrganismos patogênicos e determinam o número de microrganismos viáveis permitidos por lei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *