Para que um alimento seja consumido em suas perfeitas condições, é necessário que ele esteja dentro do seu prazo de validade. O tempo decorrente entre a sua fabricação e a validade antes da perda de suas propriedades alimentares e sensoriais (sabor, coloração, aroma e textura) é conhecido como Vida de Prateleira.
O que é vida de prateleira?
A expressão “vida de prateleira” ou “shelf-life” (termo em inglês) refere-se à vida útil de um produto, ou seja, o período em que um alimento se mantém seguro e adequado para o consumo.
Em outras palavras, consiste no prazo em que um alimento se encontra em perfeitas condições para ser consumido com garantia e oferecendo as devidas características nutricionais.
Qual a importância da vida de prateleira?
A chamada “Vida de Prateleira” indica ou prevê o tempo necessário para a degradação do alimento, seja ela causada por microrganismos patogênicos ou pelo tempo excedido de duração das características sensoriais do produto.
Fatores que influenciam a vida de prateleira
A vida de prateleira de um alimento não depende apenas das condições externas, como embalagem, armazenamento, temperatura, exposição à umidade e luz; mas também ao tipo de processamento sofrido pelo produto, sendo divididos em: Microbiológicos, Físico-Químicos e Bioquímicos ou Sensoriais.
Quanto tempo leva a análise?
A realização de uma análise para determinar a vida de prateleira de um alimento requer um estudo de médio a longo prazo. Isso porque um estudo completo e válido para a definição exata do “shelf-life” deve considerar o prazo de validade de cada alimento específico, o que resulta em meses de análises.
Por que determinar o tempo de prateleira?
O processo de determinar a vida de prateleira de um produto, ultrapassa apenas a descoberta do seu prazo de validade. Muito além disso, o estudo permite que o fabricante obtenha dados para entender a causa de possíveis reações microbiológicas e físico-químicas sofridas pelos alimentos, em quais momentos elas ocorrem; e além disso, conhecer afundo e compreender quais fatores podem estar supostamente influenciando o desempenho do alimento e, a partir desses dados, saber como otimiza-los e aperfeiçoa-los.
Como definir a vida de prateleira?
Para definir a vida de prateleira do seu produto, existem dois tipos de métodos: os diretos e os indiretos.
Os métodos diretos são mais lentos, porém, mais precisos. Baseiam-se no armazenamento do produto nas mesmas condições ambientais que os lotes comerciais, por um período igual ou maior ao seu prazo de validade.
Os métodos indiretos levam menos tempo e incluem testes de estabilidade acelerada e modelos preditivos. No primeiro caso, os produtos são armazenados em condições de temperatura maiores do que o esperado nos ambientes comerciais. Nos modelos preditivos, os produtos passam por uma análise realizada por especialistas que analisam problemas específicos de deterioração e preveem o crescimento dos microrganismos.
Conclusão
Porém, existem alguns alimentos que, por lei, não necessitam informar a data de validade nas embalagens. A lei que isenta esses produtos é o Anexo I da RDC 727/2022. Nele, constam os produtos isentos de declaração obrigatória, dentre eles: frutas, hortaliças frescas, vinhos, vinagre, entre outros.
A lei prevê ainda que, produtos que tenham prazo de validade igual ou inferior a três meses devem conter pelo menos o dia e o mês de vencimento. E, produtos que tenham prazo de validade superior a três meses, devem conter pelo menos o mês e o ano de vencimento.
É muito importante definir e informar a data de validade do seu produto alimentício, conforme as normas estabelecidas pela legislação. Desse modo, você evita possíveis problemas com seus clientes e consumidores e diminui drasticamente possíveis problemas de imagem da sua marca no mercado.
Confira aqui nosso Artigo sobre Análise Microbiológica.