Análise microbiológica: O que é e para que serve

Análises microbiológicas são exames pelos quais podemos obter informações relevantes sobre a contaminação nos alimentos. A partir dessas análises abre-se um leque de opções para a eliminação e o controle de microrganismos patogênicos e deteriorantes.

Conheça mais sobre esse serviço realizado por laboratórios especializados que possui alta relevância na qualidade dos alimentos.

O que é Análise Microbiológica?

A análise microbiológica consiste no estudo de microrganismos – incluindo bactérias, vírus, protozoários, fungos e demais – que compõem um organismo. É a identificação detalhada de estruturas que são invisíveis a olho nu.

Para que serve?

As análises microbiológicas são realizadas com o intuito de isolar, identificar e quantificar os microrganismos presentes em amostras de alimentos. Uma das principais prioridades e funções da análise microbiológica é aumentar a confiança do usuário no perfeito estado do alimento.

Através dos resultados das análises microbiológicas, sabemos se o alimento está contaminado, qual o microrganismo envolvido e a quantidade do mesmo presente na amostra.

Como funciona a análise?

A análise microbiológica pode ser feita tanto em alimentos como na água; e faz parte do controle sanitário e da qualidade do produto. O procedimento é feito através de um sistema técnico de alta performance, e deve ser realizado por profissionais técnicos de laboratórios devidamente qualificados na área de análises de alimentos.

Quais são os benefícios?

De acordo com os resultados das análises microbiológicas, reúne-se subsídios para a eliminação e/ou controle dos microrganismos envolvidos nas possíveis contaminações do alimento. Identificando inclusive se tais microrganismos tratam-se de bactérias patológicas, causadoras de doenças transmitidas por alimentos.

Análise microbiológica da água

A análise microbiológica da água é realizada por laboratórios devidamente especializados, através da coleta de amostras e ensaios microbiológicos. O principal objetivo é a conservação e o controle da qualidade da água, devendo atender às necessidades e as especificações da contratante.

Além disso, a análise microbiológica da água fornece dados sobre a potabilidade, além de informações sobre riscos de ingestão de microrganismos causadores de doenças.

Análise microbiológica em alimentos

Já as análises microbiológicas em alimentos podem ser feitas por métodos de microbiologia clássica; ou por identificação de microrganismos por sequenciamento de DNA – onde é possível detectar a presença de microrganismos, dentre eles, bactérias patogênicas ou deteriorantes, entre outros.

Importância para o controle de qualidade de alimentos

O trabalho dos laboratórios responsáveis pelas análises microbiológicas em alimentos tem relação direta com o controle de qualidade dos alimentos. Isso porque esses serviços servem de base para as tomadas de decisões no processamento de um alimento – que é determinante na qualidade final do produto.

Produtores de alimentos no Brasil devem seguir uma série de regulamentos estipulados pelas leis brasileiras – Em dezembro de 2020, entraram em vigor duas novas legislações relacionadas a qualidade microbiológica de alimentos: RDC 331/2019 e IN 60/2019.

Por isso, durante todo processo produtivo, é necessário seguir as boas práticas de fabricação/manipulação observando a regularidade de todas as etapas, mantendo bons níveis de consumo e preservando as qualidades e características necessárias aos seus produtos.

Conclusão

Contudo, podemos afirmar que a análise microbiológica em alimentos possui papel fundamental na indústria alimentícia.

Determinante no que se refere à segurança alimentar, indicando se o produto atende às Boas Práticas de Higiene (BPH) exigidas pela legislação; além de apontar a qualidade do alimento e ainda, se ele atende interesse peculiar do fabricante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *