Você certamente já leu ou ouviu sobre Acreditações e Certificações. Mas você sabe o que cada uma dessas palavras significa? Nesse artigo vamos explanar sobre a diferença e a importância de cada uma dessas ferramentas e seus devidos significados no ramo de serviços prestados para análises e controle de qualidade de alimentos. Clique em “Leia mais”.
O QUE É CERTIFICAÇÃO?
Certificação é o processo em que se avalia se uma empresa, produto ou serviço oferecido está conforme aos requisitos que se dispôs a atender.
O QUE É ACREDITAÇÃO?
Acreditação é o método pelo qual uma instituição ou órgão regulamentador atesta a competência técnica de uma empresa para prestar um serviço ou fornecer um produto.
DIFERENÇA DA CERTIFICAÇÃO PARA UMA ACREDITAÇÃO
Ambas são voltadas ao atendimento de requisitos. Enquanto que para obter a Certificação são considerados os processos e a gestão da organização; nos procedimentos para se conseguir a Acreditação, são realizadas avaliações de conformidade dos requisitos técnicos do processo, de uma maneira muito mais aprofundada. Como a realização de testes de capacidade técnica, com o intuito de comprovar a aptidão da empresa em realizar o que se propõe a fazer.
QUAL É O OBJETIVO DESSES PROCESSOS?
Tanto a Acreditação, quanto a Certificação são ferramentas que auxiliam e visam a proteção do consumidor, a partir do momento que exigem que o produto cumpra requisitos determinados por leis, regulamentos e normas técnicas baseados em evidências científicas.
QUAL É A IMPORTÂNCIA DELAS PARA AS EMPRESAS?
Certificações e acreditações são maneiras de buscar qualidade. Apesar da diferença entre Acreditação e Certificação, ambas têm o mesmo objetivo: garantir o padrão de qualidade ao produto ou serviço em questão.
Para ser certificada, a empresa deve adotar uma série de práticas afim de organizar seu sistema de gestão e direcioná-lo para satisfazer as necessidades de seus clientes.
No processo para conseguir a Acreditação, a empresa passa por uma série de testes que vão determinar a competência técnica. Nesse período (no decorrer das auditorias), a empresa consegue identificar inconsistências e possíveis deficiências em sua área de atuação.
Sendo assim, certificações e acreditações acabam resultando em benefícios para as empresas. Dentre eles: a padronização de processos, identificação de falhas e pontos de melhorias.
COMO OBTER UMA CERTIFICAÇÃO E ACREDITAÇÃO?
Para cada tipo de Certificação ou Acreditação, existem necessidades de conhecimentos específicos. E para auxiliar as empresas nesses casos, existem as consultorias especializadas, que vão adotar as medidas necessárias de acordo com o objetivo almejado.
Essas consultorias se fazem necessárias para que as características da cadeia produtiva do produto sejam devidamente comprovadas por um “ator independente” – uma “terceira parte” que não seja vinculada nem ao fabricante, nem à organização criadora da certificação para que seja garantida a veracidade da informação que uma certificação informa.
O processo de certificação é composto por várias etapas como auditorias da cadeia produtiva e coleta, além de análises de amostras do alimento. O produto só obtém a certificação, caso os resultados sejam todos positivos e atendam às exigências das instituições regulamentadoras.
Confira aqui nosso Artigo sobre a Indústria de Alimentos e seu impacto na sociedade.